Porque a missão tem que seguir enquanto houver vida...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Missão Amsterdam

A caminho...

Pois é, quem diria que um dia eu iria parar em AMSTERDAM!!

Essa semana fomos fazer o Outreach que é o que chamamos de prático de evangelismo, para isso foram escolhidos diversos locais em que a Steiger possui contatos e equipes foram encaminhadas para realização direta de evangelismo ou apenas pioneirismo, onde seriam levantadas as possibilidades de atuação da missão Steiger no local. Os países escolhidos foram: Espanha, Itália, Croácia, Polônia (no Woodstock festival) e Holanda (Amsterdam).

Quando eu vim para escola eu já havia decidido que iria para o Woodstock ou para Croácia, mas eu havia me esquecido que os planos eram meus, mas a decisão final viria de Deus, então durante as prévias da viagem o Senhor colocou de maneira muito forte que eu deveria ir para Amsterdam. Foi um susto porque eu jamais havia pensado pisar meus pés naquela cidade, a única coisa que fazia sentido pra eu ir era a minha paixão por prostitutas e pessoas mergulhadas nas drogas.

O grande dia havia chegado o plano era ir de trem até uma cidade próxima e prosseguir de carona até Amsterdam, mas no meio do caminho pegamos um trem errando e quase fomos parar na polícia. No final resolvemos prosseguir somente de trem, com isso pegamos 15 embarcações diferentes até chegar no nosso destino e, pela graça de Deus, conseguirmos vaga em um hostel para passarmos apenas a noite. A cidade é linda é uma espécie de São Paulo melhorada, logo na entrada tem um lindo prédio que diz: "Jesus Loves You", ficamos felizes por estar alí, mas no dia seguinte descobrimos que devido a Parada Gay que aconteceria alguns dias a frente não havia vaga para as meninas passarem a semana naquele hostel. Diferente do comum, ficamos tranquilos e fizemos nosso primeiro devocional numa praça suportando um baita de um frio e depois nos dividimos para encontrar um local barato pra ficarmos. Nossa real intenção era conseguirmos algo na Jocum, o Luke nosso líder, conseguiu contato com o diretor da base, mas não tínhamos boas notícias, não havia certeza de conseguirmos nada e se isso ocorresse, seria apenas para as meninas. Eu e uma amiga haviamos visto um bom lugar que caberia todos só que com um valor o dobro mais caro, ficamos tensos, mas resolvemos ir olhar o local já tendo em mente que a melhor refeição da semana seria um miojo cozido pra economizarmos dinheiro, afinal, com o erro no trem havíamos desembolsado um grande valor que não estava previsto. No meio do caminho nosso líder recebeu um mensagem do diretor da Jocum pedindo para nos encontramos, quando fomos ver estávamos em frente ao prédio escrito "Jesus Loves you" e  fomos surpreendidos com o lugar que ele nos havia oferecido pra ficar, era alí a primeira coisa que passou uma mensagem a nós naquela cidade. Destinaram a nós um lindo apartamento com cozinha para as meninas, um alojamento para os meninos e uma sala de conferencias tudo por um valor muito, mas muito abaixo do que esperávamos. Sentimos que aquela semana seria cheia de surpresas.



A cidade

Bem, como todo o mundo já sabe Amsterdam é conhecida pela liberdade que existe quanto a maconha e ao sexo e eu vi com os meus próprios olhos como tudo isso acontece. Embora o fumo da maconha seja permitido apenas nos chamados "Coffee Shops", logo na entrada da cidade pude presenciar pessoas passeando pelas ruas com seus baseados bem acessos e sorrisos largos produzidos pelo efeito da Cannabis, a verdade é que a cidade cheira a maconha! rs... Encontramos lojas vendendo biscoitos, bolos, chás, pirulitos e até algodão doce de maconha! 
Aqui há uma concentração enorme de povos e línguas diferentes, encontrar brasileiros foi muito fácil... Vi extremos se encontrarem, pois ao mesmo tempo que a paisagem é altamente histórica com prédios antigos temos do outro lado prédios modernos com pessoas que se vestem de maneira moderna e possuem "ideias modernas", se de um lado da cidade temos o distrito da luz vermelha com inúmeras prostitutas e sex shops pondo a mostra as partes mais íntimas do corpo humano do outro lado encontramos mulheres com burcas negras andando acompanhadas de seus maridos pelas ruas. É meio enlouquecedor ver tudo isso.  
Outro lugar que faz Amsterdam ser mundialmente conhecida é o Distrito da Luz Vermelha, pra mim foi o lugar mais chocante que já fui na vida! Minha primeira visita foi de dia, onde pude apenas ver os inúmeros sex shops com seus produtos à mostra nas vitrines e fotos de genitálias expostas e os cines sex nada diferente. Mulheres em janelas foram poucas. Durante a noite a cidade ganha nesse ponto um tom avermelhado e uma concentração enorme de pessoas, a maioria do sexo masculino, mas facilmente vemos casais e até famílias com suas crianças passando por ali curiosos pra ver as garotas que ficam expostas em janelas e portas de vidro a espera de um cliente. Depois que vi tudo isso foi como se alguém dissesse pra mim: isso é Amsterdam!

Dessas coisas eu preferi não tirar fotos...

Apenas alguns soldados fiéis

Deus é realmente muito bom, pois como nossa equipe estava num trabalho de pioneirismo nossa maior intenção era entender a cidade e buscar nEle o que seria ideal se fazer ali, mas para isso seria fundamental pessoas experientes pra nos ajudar e isso foi facilmente conquistado a partir do momento que nos conectamos com a JOCUM. Fizemos uma vista na base que eles possuem no Distrito da Luz Vermelha chamada "The Lighthouse", onde há algumas mulheres que trabalham criando relacionamentos com as meninas das janelas. Todas as quartas-feiras elas visitam as janelas entregando café e chá como uma maneira de criar vínculos com as meninas que trabalham nas ruas e num outro dia da semana elas também oferecem sopa especialmente preparada com a intenção de prover a elas uma boa alimentação.
Foi muito bom conversar com elas e ter alguns mitos derrubados, pois até então eu e outras pessoas da equipe ouvíamos que não existia problemas relacionados ao tráfico de seres humanos naquela localidade, mas segundo a JOCUM aproximadamente 75% dessas mulheres são vitimas do tráfico. A maioria delas entram no esquema por meio de "lover boys" (homens que se relacionam afetivamente com mulheres como meio de manipulá-las e envolvê-las no esquema de prostituição), e se mantêm nele pra alcançar seus objtivos de vida junto com seus "namorados".
Durante o tempo que gastamos com a JOCUM tive a oportunidade de participar da intercessão que ocorre enquanto as missionárias estão servindo o café na rua e depois participei dos relatos do que elas encontraram, foi um momento bem emocionante pra mim.

Aconselho vcs a visitarem a página deles na internet pra saber um pouco mais http://www.ywamamsterdam.org/ministries/lighthouse/ 


Parada Gay

Como eu disse no começo chegamos bem no início da Semana do Orgulho Gay de Amsterdam, a cidade estava toda colorida com bandeiras que representam o movimento, confesso que até a sexta (03/08) eu não havia visto muitos gays, só passei a ver após o início dos shows de rua na véspera da passeata e no próprio dia da Parada Gay. Aqui em Amsterdam ela acontece de barco num dos principais canais da cidade e possui um público diverso e atento.
Como equipe da Steiger até pensamos em algumas estratégias de evangelismo que foram sabotadas com a notícia de que tudo aconteceria em barcos e não nas ruas, então nossa participação como igreja nesse evento foi de nos unirmos ao pessoal da JOCUM na base que o IHOP têm na cidade e orarmos pelos gays.





Os nossos momentos

Eu não poderia deixar de fora o que aconteceu entre a equipe, fomos pra Amsterdam em apenas 2 nacionalidades: brasileiros e ucranianos. Mesmo com culturas tão diferentes tivemos um tempo muito bom com Deus, onde pudemos orar e encorajar uns aos outros. Foi bem legal também visitar o Steiger 14, local onde o David Pierce iniciou seu ministério que resultou na escola que estou hoje. 
Entre alguns de nós foi despertado um grande amor pela cidade e começamos perceber o quanto a igreja local precisa de incentivo e como os jovens que tem ido e vindo se destruir aqui precisam receber a mensagem de Cristo. Sentimos também o grave problema do tráfico de mulheres que requer verdadeira atenção e que particularmente eu me interesso muito, mas a verdade é que eu preciso entender de Deus como que ele quer que eu participe na erradicação disso.



Por enquanto é só tudo isso!

Obs.: me desculpem se houver algum erro de concordância ou de gramática, estou muuuuuito cansada... rs


Um abraço amigos.

Um comentário:

  1. Noossa que tremendo!Primeiro Deus é maravilhoso.
    E vocês filhos que querem fazer sua vontade.
    Vamos orar juntos por tudo isso. E a resposta do céu virá com certeza.
    abração Ivone

    ResponderExcluir