Porque a missão tem que seguir enquanto houver vida...

domingo, 8 de julho de 2012

Um pouco mais...


O Lugar

Aqui é realmente lindo, na metrópole Frankfurt as belezas arquitetônicas são belas e no interior a junção da arquitetura típica da região com as belezas naturais deixam feliz qualquer um que olhar. Como Krogis é um vilarejo que fazia parte da Alemanha Oriental, as coisas não mudaram muito no decorrer dos anos, a maioria dos moradores vivem de maneira simples e é raro encontrar alguém que fala inglês. O prédio da escola Steiger revela muito sobre o modo de vida dessas pessoas e sua história, pois essa base é um conjunto de prédios que era utilizado como base militar na época do comunismo, e como no comunismo há uma ideia de comunidade, o pátio de nossa escola é visto pelos moradores como um local público que é utilizado por qualquer cidadão sem que eles se sintam na obrigação de pedir autorização. Um outro exemplo claro da mentalidade do povo daqui é que ao nosso redor há plantações de frutas como cereja e morango, onde é possível passear por elas e comer o que quiser sem pagar nada, a única regra é não levar pra casa, caso queiramos, pagamos 2 euros pra colher no próprio pé 1kg da fruta, ou seja, não se priva ninguém de comer por não ter dinheiro.
Não preciso nem me esforçar pra convencer vocês do quanto os brasileiros chamam a atenção aqui, olhares altamente curiosos são constantemente direcionados a nós. É até engraçado se encontrar numa situação dessa, só não é divertido quando fica claro que os alemães deste lado não gostam muito de turistas principalmente daqueles que não falam alemão.
Só pra vocês entenderem melhor, Krogis é um pequeno vilarejo que fica no leste da Alemanha onde as metrópoles mais próximas são Meissen há 9 km e é um local que tem um lindo castelo ao lado de um rio extenso, mas que possui um pequeno centro comercial e quase nenhuma atração turística; e Dresden há aproximadamente 40 km e é considerada como a Veneza da Alemanha, pois concentra um extenso acervo histórico e artístico preservado e restaurado após a Segunda Guerra ao mesmo tempo que abriga lindas edificações e esculturas modernas. Nela há uma diversidade bem maior de cultura, onde podemos facilmente encontrar principalmente árabes e os tão almejados PUNKS!





A Escola

Aqui na base Steiger Krogis (Alemanha), estou vivendo com pessoas de várias nacionalidades temos ucranianos, russos, poloneses, alemães, americanos, neozelandeses, chilenos, brasileiros e acredite se quiser, até laosianos. Durante todo o dia durante as orações temos a oportunidade de orar em nossa língua materna e de ouvir nossos queridos irmãos fazerem suas súplicas em seu idioma, eu não preciso nem dizer o quanto isso é emocionante e aumenta meu desejo pelo dia em que poderemos proclamar em uma só língua que o Senhor é santo.
Embora nossos estilos sejam bem diferentes da maioria das outras pessoas da sociedade, estamos aprendendo que ser radical não diz respeito apenas ao estilo de música e roupas que usamos ou a maneira sincera que nos opomos ao que consideramos errado, mas sim ter uma vida entregue a Deus de uma maneira tão intensa que não deixemos que nada nos impeça de fazer Sua vontade.
Costumo chamar aqui de “LOST”... rs... porque essa série me lembra muitas coisas daqui, afinal estamos num lugar muito distante e afastado da maioria das pessoas e, pelo que vejo, cada um tem descoberto ser muito mais do que era em sua vida cotidiana... na verdade em LOST há cura porque te põe tão próximo de pessoas estranhas e igualmente cheias de qualidades e defeitos (e segredos) que ser humano e se prestar aos demais se torna uma das nossas fortes bases de relacionamento o que nos traz remédio às feridas causadas pela sociedade que estávamos inseridos.
Muitas coisas boas tem acontecido e uma delas é perceber o quanto o povo brasileiro é abençoado e alegre, isso fica muito evidente quando olho para os ucranianos. Até então eu tinha um conhecimento bem superficial da situação do país deles, mas agora sei o quanto o comunismo os oprimiu e deixou distantes do que chamamos de liberdade algo tão natural em nosso país. Essa semana aconteceu algo que me marcou muito, surgiu de última hora uma oportunidade de evangelismo num festival na Polônia onde teríamos que gastar por volta de 60 euros por pessoa, era algo que não estava previsto, mas que tínhamos certeza de que conseguiríamos nos organizar pra conseguir fazer essa viagem. No mesmo dia descobrimos que os ucranianos (uma equipe de aproximadamente 14 pessoas) não tinham dinheiro pra absolutamente nada, alguns deles mal possuíam o suficiente pra comer nos dias em que a escola não fornece refeição. Quando nós brasileiros soubemos disso resolvemos fazer uma vaquinha pra ajudá-los não só com o valor da viagem, mas com o que fosse preciso. Foi lindo ver brasileiros que não tinham dinheiro para o seu próprio sustento dividindo o pouco que tinham com os ucranianos. Quando entregamos os valores a eles descobrimos que naquela noite toda a equipe não havia dormido orando ao Senhor por provisão, fato confirmado por pessoas de quartos vizinhos que os ouviram orando na madrugada. Deus tem feito muitas coisas lindas aqui, mas considero essa a melhor de todas, pois eu vi com meus próprios olhos o cuidado que ele tem com seus filhos, e ser mão dEle pra ajudar outros me deixou mais humana, me fez feliz de verdade...
(...)
Bem, pra finalizar esse tópico não posso esquecer de dizer que estudamos e trabalhamos muuuito... aqui não tem moleza não... rs



A visita

Essa semana a Isa veio me visitar, pra quem não a conhece ela é da comunidade que frequento e estava em trabalho missionário na Alemanha há um ano. Foi muito bom tê-la aqui, pois embora nós tenhamos nos conhecido há 5 ou 6 anos atrás nunca tínhamos tido oportunidade de realmente passar um tempo juntas, e acredite se quiser, os três dias que ela ficou fez o que todo esse tempo não havia feito. Ter pessoas queridas ao nosso redor é sempre muito bom, e por isso quero deixar aqui meu agradecimento a ela pelos momentos em que me serviu sendo tradutora em situações tensas de discussões no grupo de estratégia de evangelismo.
Como ela retorna ao Brasil no final desse mês, quem quiser pode perguntar como é a Escola Steiger e como estou por aqui.


Evangelismo

Os evangelismos começaram no sábado da semana passada, inicialmente fomos apenas à Dresden conhecer a cidade e levantar quais seriam os pontos estratégicos para as ações que estão sendo planejadas. Mesmo tendo isso como objetivo principal e como objetivo secundário a divulgação do “Manifest” um festival que reúne música e arte que faremos aqui em agosto, evangelizamos pessoas e já conseguimos sentir um pouco mais o que é ser alemão nessa região. Ontem retornamos a Dresden e nos concentramos na rua mais movimentada do centro, lá é uma espécie de rua Augusta da região (quem é de SP vai entender), onde há vários bares e centros culturais. Montamos uma barraquinha com placas do festival e fizemos do outro lado da rua um protesto sobre consumismo e questionando em que a identidade das pessoas era baseada. Infelizmente não conseguirei contar tudo, mas posso resumir com as fotos abaixo e dizendo que encontramos pessoas famintas de Deus que ficaram felizes com as conversas e orações recebidas. Foi emocionante participar disso.





Então é isso, vou, mas deixo pra vcs uma fotinho de um lugar maravilhoso que eu e minha companheira de quarto Thayanne encontramos num vilarejo há 3km daqui, um lugar surreal que foi recebido por nós como um presente tão intenso de Deus que as fotos parecem deixar distantes a real beleza do local. 
Ah, e tem mais fotinhos no meu flickr: 
http://www.flickr.com/photos/27588888@N03/sets/




Guardo vcs no coração amigos.

Abraços,
Gabi

3 comentários:

  1. Que o único DEUS, nosso PAI Celestial abençoe você, e que possa sentir sua presença em todo o tempo. Saiba que há um grupo de pessoas aqui que sempre estará clamando ao SENHOR por sua VIDA e pelos propósitos de DEUS.

    Graça, Amor e Paz !!
    Edson Lemos
    https://www.facebook.com/edson.lemos1

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo o seu post, muito bom Gabi, vamos la pra carreira que nos esta proposta...Bjs
    RENê

    ResponderExcluir